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72.
POTE
PORCELANA BRANCA DECORADA A AZUL SOB O VIDRADO
FORNOS DE JINGDEZHEN, PROVÍNCIA DE JIANGXI
DINASTIA MING (1368-1644), C. 1610-1630
ALT. 12,5 CM; DIÂM. BOCA 5,6 CM; DIÂM. PÉ 5,8 CM
INV. N.º 179
Pote com a parte central do corpo de secção
quadrangular com os cantos chanfrados,
formando octógono irregular, gargalo muito
curto, sobre pé alto, muito evertido,
moldurado e oco, encimado por grosso anel,
moldado e modelado em porcelana branca e
fina, parcialmente translúcida, revestida de
vidrado com leve tom azulado, excepto na
extremidade do pé.
A decoração, pintada a azul sob o vidrado,
mostra, no corpo, quatro cabeças de anjo em
relevo com cabelo encararacolado e relevado,
olhos, boca e asas pintados de azul, das quais
suspendem parras e cachos de uva,
alternando com quatro quadros de temário
da
Paixão de Cristo
, que tem a designação
específica de
Instrumentos da Paixão
: a cruz
latina com filactera mas sem a legenda
tradicional, INRI (
Iesus Nazarenus Rex
Iudaeorum
), a lavanda e o gomil, associados a
Pilatos, o galo da negação de Pedro,
empoleirado na cruz, a cana usada na agonia
para dar de beber a Cristo numa esponja
embebida em vinagre, a lança que Lhe rasgou
o lado, a escada utilizada na
Deposição
; uma
coluna coríntia, com vestígios de cordas, o
vasculho e o chicote cruzados, símbolos da
Flagelação
, o martelo e os cravos, para além
do turquês, os primeiros da
Crucifixão
, o
outro da remoção do corpo de Cristo da cruz;
na terceira reserva, a espada utilizada para
cortar a orelha de Malco, o galo, a coroa de
espinhos e uma espiga, símbolo eucarístico;
na última reserva, os três dados e a túnica
jogada à sorte pelos soldados. A base do
corpo apresenta painéis de lótus isolados, e
o ombro, quatro hastes com corola central e
folha nas extremidades. O pé é preenchido
por enrolamento de lótus reservado a branco
sobre fundo azul, e o anel quatro corolas
isoladas. No gargalo são ainda visíveis
vestígios de um meandro floral.
A presença daqueles
Instrumentos da Paixão
,
que ganharam destaque a partir do século XIII
e se consolidaram no século XV, está
associada a uma heráldica simbólica cuja
forma imagética era similar à própria
figuração da Crucifixão. Muitas vezes
colocados sobre escudos, como se de
elementos heráldicos se tratasse, estes
motivos alcançaram esse estatuto
rapidamente, tendo começado a ser
representados junto de anjos que os
apresentam, como o fazem as figuras dos
184 .
PORCELANAS DAS DINASTIAS YUAN (1279-1368) E MING (1368-1644)