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90.
VASO DE ALTAR
PORCELANA DECORADA A AZUL SOB O VIDRADO E
ESMALTES POLICROMOS SOBRE O VIDRADO,
WUCAI
OU
“CINCO CORES”
FORNOS DE JINGDEZHEN, PROVÍNCIA DE JIANGXI
DINASTIA MING, MARCA E PERÍODO DE WANLI (1573-1619)
ALT. 61,5 CM; DIÂM. BOCA 16,5 CM; DIÂM. PÉ 15 CM
INV. N.º 737
Grande vaso de altar em forma de
gu
, um
vaso para vinho, com secção central globular,
alto gargalo em trombeta com bordo
evertido, levantado e recortado, e pé
evertido, com oito lóbulos verticais,
formando canelado, acentuado por linhas
azuis sobre o sulco que os separa,
interrompidos por anéis relevados no pé,
no ombro e no gargalo. Foi moldado em
porcelana branca e pesada, revestida de
vidrado azulado, cuja paragem, um pouco
acima da base, é marcada por espessa linha
alaranjada. Base não vidrada.
A decoração é pintada com azul-cobalto
profundo e esmaltes policromos, incluindo
vermelho-ferro, amarelo, verde, castanho e
preto sobre o vidrado. A secção central é
dividida em oito painéis, cada um decorado
com dois animais míticos, incluindo
qilin
,
cavalo voador, dragão e leão, em diferentes
posições, numa paisagem com rochedos e
pinheiros, cuja copa toca as nuvens.
O gargalo apresenta três registos, limitados
na parte inferior por uma banda com gregas
em tons de azul, verde e vermelho-ferro,
alternados. No inferior, cada painel apresenta
raminho de
lingzhi
encimado por um símbolo
auspicioso, como a pérola em chamas, par de
losangos e lingote; o anel é preenchido por
dois dragões de cinco garras perseguindo a
pérola em chamas; no registo superior, cada
painel tem um rochedo perfurado muito
alongado de onde brotam flores sobrevoadas
por duas borboletas. No pé, a faixa principal
retoma a decoração da secção central onde
se vêem, além dos animais atrás referidos,
o tigre, a lebre branca, o elefante(?) e um
animal similar a um cão, entre uma banda
branca e raminhos de flores, em cima,
símbolos como a cabeça de
ruyi
, a sapeca,
o lingote, o par de livros ou rolos de pintura
cruzados e com dois pontos e raminhos de
florzinhas, em baixo. Sob o bordo, a marca
da Ming Wanli nian zhi
(Feito no período de
Wanli da grande dinastia Ming), escrita numa
linha dentro de cartela rectangular, tudo a
azul sob o vidrado.
Tal como o vaso azul e branco desta colecção
(cat. 37), a morfologia desta peça indicia a
sua inspiração num antigo recipiente para
vinho em bronze, designado por
gu
, da
dinastia Shang (c. 1600-1027 a. C.) 1 .
Os arcaicos recipientes para vinho de bronze,
gu
e
zun
, foram muito reproduzidos na
produção cerâmica das dinastias Ming
e Qing.
A paleta
wucai
, literalmente “cinco cores”,
juntamente com os
doucai
(“cores
contrastadas”) constituem uma das invenções
mais marcantes da era Ming: a combinação
dos esmaltes policromos de pequeno fogo e
do azul-cobalto sob o vidrado. Em ambos os
casos, a execução fazia-se em dois tempos:
primeiro, aplica-se o azul sob o vidrado, e,
depois de uma primeira cozedura, a
decoração é retomada para acrescentar os
esmaltes.
A técnica
wucai
desenvolveu-se a partir da
época Jiajing (1522-1566) e tomaria uma
extrema importância sob Wanli e no Período
de Transição (1620-1683), como
testemunham os exemplares com decoração
de grande vigor e exuberante colorido.
Os vasos desta qualidade, dimensão e
complexidade foram provavelmente feitos
na primeira metade do reinado de Wanli,
antes do encerramento da fábrica de
Jingdezhen, em 1609.
As peças
wucai
de grandes dimensões são
muito raras. É conhecido um vaso de forma
similar, de secção hexagonal e com a mesma
marca no Museum of Fine Arts, Boston 2 , um
par similar ao anterior, mas muito maior, no
templo de Honno-ji, em Quioto 3 . Segundo
uma inscrição sobre a velha caixa para
guardar um dos vasos, este par de vasos foi
oferecido ao templo por Chaya Nakajima
Chÿemon, em 1645.
1 Chase, 1991, p. 47, n.º 9.
2 Lion-Goldschmidt, 1978 b), pp. 184-185,
n.º 191.
3 Idem,
ibidem
, p. 186; Hayashiya e Truber, 1977, pp.
100-101, n.º 56.
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PORCELANAS DAS DINASTIAS YUAN (1279-1368) E MING (1368-1644)