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292.
FONTE
PORCELANA DECORADA COM ESMALTES DA “FAMÍLIA
ROSA” E OURO
DINASTIA QING, PERÍODO DE QIANLONG (1736-1795),
C. 1740
ALT. 50,5 CM; DIÂM. BOCA 18,2 CM; DIÂM. PÉ 20,8 CM
INV. N.º 279
Fonte para água em forma de balaústre, com
gargalo curto com bordo evertido e grosso,
base plana com anel pouco profundo e pé
abaulado evertido, e tampa de encaixe em
forma de cúpula com rebordo, sobrepujada
por pega redonda com furo para sair o ar
durante a cozedura. Foi feito um orifício para
ser adaptada uma torneira, um pouco acima
do pé. Foi torneada numa porcelana branca e
pesada, revestida de vidrado azulado,
excepto na base, anel do pé e encaixe da
tampa, tendo a pasta tomado uma cor
acastanhada em contacto com a atmosfera
do forno.
A decoração pintada com esmaltes da paleta
da “família rosa” e ouro, com quatro cartelas
rococó contendo um arqueiro chinês com
cabelo apanhado atrás, em carrapito, vestindo
túnica comprida azul-clara e quimono azul
mais escuro com flores douradas debruado a
branco e chinelos vermelhos, apontando o
seu arco para o alto sobre a sua esquerda.
As elaboradas cartelas emolduradas em preto,
branco, cor-de-rosa, verde e amarelo com
pormenores a ouro, com uma concha
recortada em cima e máscara em baixo, são
ligadas por grinaldas com várias e coloridas
flores, e têm duas borboletas em diferentes
posições e coloridos entre elas. Sob cada
cartela, uma roseta, tendo uma delas o
orifício da torneira como centro. O pé é
rodeado por um friso de folhas recortadas.
A nervura do ombro e o bordo são pintados
de preto brilhante. Sobre o ombro, uma
cercadura com grandes pétalas pendentes
verdes, contornadas por filete branco entre
linhas pretas, com padrão geométrico
dourado, recortadas sobre fundo cor-de-rosa.
A tampa apresenta fundo verde com padrão
dourado igual ao das folhas do ombro, com
losangos brancos no bordo, pétalas cor-de-
-rosa contornadas a branco, formando grande
corola, com outra de menores dimensões no
interior, pintada em creme-amarelado
pormenorizada a castanho, que rodeia a base
da pega, pintada de azul-escuro com
decoração dourada.
Ainda que não tenha sido encontrado o
desenho original desta decoração, não parece
haver dúvida de que ela está relacionada com
o estilo de Cornelis Pronk, conhecido em
porcelana chinesa de encomenda.
Pronk trabalhou em exclusivo para a VOC
entre 1734 e 1738, para produzir desenhos
não só da decoração, mas também da forma
de cada objecto, dos quais devia fornecer
cinco cópias à Companhia, recebendo 1200
florins holandeses de salário, mais despesas
adicionais 1 . No decorrer dos três anos e meio
que trabalhou para a VOC, fez quatro séries
de desenhos marcados com as letras A, B, C
e D, que foram reproduzidos em porcelanas
feitas e pintadas em Jingdezhen 2 . Destes
desenhos, de que se conhecem dois
diferentes e quatro esboços 3 , o primeiro
é
Senhora com sombrinha
(cat. 286-290),
o segundo,
Os Doutores
(cat. 291), o quarto,
O Caramanchão
(cat. 294 e 295), mas o
terceiro é desconhecido. Este foi feito
provavelmente por Cornelis Pronk em 1736,
despachado pelos Heeren XVII, em 1737,
e recebido em Cantão no Verão de 1738 4 .
Não é claro se este desenho, conhecido como
O Arqueiro
, é o terceiro desenho ou um outro
estilisticamente relacionado com a autoria
do pintor de Amesterdão.
O Arqueiro
só é conhecido em fontes com as
suas bacias, quer em esmaltes, quer em azul
sob o vidrado. Howard e Ayers consideram
esta decoração o sétimo desenho saído do
atelier
de Cornelis Pronk 5 .
No Rijksmuseum, Amesterdão, existe uma
fonte em tudo semelhante ao presente
exemplar e duas bacias pintadas naquelas
duas paletas 6 . The Chinese Porcelain
Company publicou duas fontes pintadas
predominantemente em azul e dourado,
agora numa colecção particular americana.
1 Jörg, 1980, p. 10.
2 Idem
, ibidem
, p. 13.
3 Idem,
ibidem
, p. 14.
4 Idem
, ibidem
, p. 32.
5 Howard e Ayers, 1978, vol. I, p. 295.
6 Jörg, 1997, pp.285-286, n.
os
331 a 333; e também
Lunsingh Scheurleer, 1974, p. 216, n.
os
122 e 123.
178 .
PORCELANA DA CHINA COM DECORAÇÃO OCIDENTAL