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419.
CASTIÇAIS DE ORATÓRIO
(PAR)
PORCELANA DECORADA COM ESMALTES POLICROMOS E
OURO
DINASTIA QING, PERÍODO DE KANGXI (1662-1722),
C. 1700-1720
ARMAS: SÃO PAIO (DOS CONDES DE SÃO PAIO), MELO
ALT. 24,8 CM; LARG. BASE 12,7 CM
INV. N.º 129
Castiçais com base de secção triangular
moldada, três faces côncavas com as arestas
laterais recortadas em três lóbulos,
estreitando gradualmente em direcção ao
topo sobrepujado por grosso anel
arredondado, que substitui a haste, a que
segue a arandela circular em forma de pires,
do centro da qual se eleva vaso balaústre
encimado por bocal elevado, cilíndrico. Cada
peça repousa sobre três robustos pés em
voluta, no prolongamento das arestas laterais.
Foram executados numa porcelana branca
pesada e espessa, revestida de vidrado
azulado, com grande orifício no interior do
receptáculo de vela para o ar se escapar
durante a cozedura.
A decoração de ambos os castiçais é pintada
com esmaltes vermelho-ferro, azul, verde,
preto e dourado.
O modelado de cada face da base é
acentuado por uma dupla linha em vermelho-
-ferro que encerra a decoração. Uma das
faces recebeu as armas dos Sampaio e Melo,
representadas da seguinte forma – Escudo
peninsular, esquartelado: I e IV de prata,
águia de negro; II e III xadrezado de ouro e
azul de quatro peças em faixa e quatro em
pala. Bordadura de todo o escudo de
vermelho carregada de sete fusis de cadeia
aberta, de prata (em forma de S). Sobre o
todo, posto
au balon
, um escudete ilegível.
Coronel e paquife de fantasia. Timbre: uma
das águias do escudo carregada no peito de
um fuzil de prata 1 .
As outras duas faces apresentam decoração
floral tratada de forma semelhante: uma
haste central com duas flores e folhagem,
uma com dois crisântemos e a outra com
duas peónias, brotando de rochedo
perfurado. No anel e vaso balaústre, flores
com folhagem, no bocal, dois raminhos com
flor, e no interior e exterior da arandela, duas
hastes floridas. Cercadura de fita ondulante
formando motivos triangulares em redor do
bordo interior da arandela e enrolamento de
espirais sobre o anel.
A forma destes castiçais deriva dos tocheiros
ou castiçais de banqueta de ourivesaria sacra.
A arandela destina-se a receber os pingos de
cera.
Tal como as peças de porcelana conhecidas
com este brasão de armas, incluindo as
presentes nesta colecção, estes castiçais,
juntamente com o par seguinte, são de extrema
qualidade, têm uma forma invulgar e integram
um reduzidíssimo número de exemplares
conhecidos, tornando-os uma raridade.
Os seus pés em voluta aproximam-nos do par
de polvilhadores, os únicos conhecidos,
decorados na paleta
imari
chinês e com as
mesmas armas, conservados no Museu de
Artes Decorativas Portuguesas, Fundação
Ricardo do Espírito Santo Silva, Lisboa 2 .
Proveniência:
Colecção particular inglesa
1 Leitura heráldica por MLCB.
2 Antunes, 1999, pp. 50-51.
48 .
PORCELANA DA CHINA ARMORIADA