Page 18 - v2_pt

This is a SEO version of v2_pt. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »
318.
PRATO
PORCELANA DECORADA COM ESMALTES DA
“FAMÍLIA ROSA” E OURO
DINASTIA QING, PERÍODO DE QIANLONG (1736-1795),
C. 1740
ALT. 2,2 CM; DIÂM. BORDO 22,7 CM
INV. N.º 619/2
Prato com forma e características físicas e
decorativas similares ao anterior, que
pertence à mesma série e é copiado da
segunda pintura de Francesco Albani,
representando simbolicamente o Ar.
A cena mostra, no primeiro plano, Éolo, o
deus romano dos ventos, desnudo, reclinado
sobre panejamento cor-de-rosa, abrindo o
cofre no qual guarda os ventos, simbolizados
por um
putto
alado dentro do cofre, outro
livre sobre as nuvens, tocando um tambor, e
um terceiro ainda, retido nas águas. Por cima,
sobre as nuvens, Juno, a mulher de Júpiter,
tradicionalmente símbolo do Ar, aproxima-se
no seu carro puxado por dois pavões,
precedida pela Aurora e seguida pela sua
mensageira Íris, deusa do arco-íris, seguindo
a linha da caldeira, tudo dentro de uma
cercadura com enrolamento em dourado,
sépia e preto, na aba.
São os ares povoados de seres alados e a
agitação deste elemento, segundo as
palavras do artista italiano, que produzem os
sons e o barulho 1 que se sentem na cena
representada neste exemplar.
Outros pratos com este desenho e a mesma
cercadura estão no British Museum,
Londres 2 , no Musée de la Compagnie des
Indes, Lorient 3 , no Museu da Quinta das
Cruzes, Funchal 4 , na Colecção José Pintado
Rivero 5 , e outro publicado por Hervouët e
Bruneau 5 .
1 Hervouët e Bruneau, 1986, p. 318, n.º 13.93.
2 Krahl e Harrison-Hall, 1994, pp. 136-137, n.º 57.
3 Mézin, 2002, p. 86, n.º 67.
4 Aragão, 1970, est. III, p. 53.
5 México, 2002, cat. 10, pp. 19 e 83.
6 Hervouët e Bruneau,
ibidem
, p. 318, n.º 13.93.
226 .
PORCELANA DA CHINA COM DECORAÇÃO OCIDENTAL
Fig. 61. “L’Air”
Gravura de Nicolas Dauphin de Beauvais (1687-1763)
Primeiro quartel do século XVIII
© Bibliothèque nationale de France, Cabinet des
estampes, Paris