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PORCELANA DA CHINA ARMORIADA
. 35
superior do colo. Motivos florais, folhagem,
volutas, duplos C e elementos inspirados nas
ferragens completam a decoração.
Estes vasos são mais um exemplo de peças
portadoras de brasões de armas mal
representados e incompletos, o que dificulta
ainda mais a sua sempre frágil atribuição.
A decoração destes dois potes inspira-se nos
cartões de Jean Bérain (1640-1711), que, em
1674, se tornou Desenhador da Câmara e do
Gabinete do Rei, para uma série de doze
tapeçarias realizadas em Beauvais, nos inícios
do século XVIII, conhecidas por “Grotesques
des Dieux”, representando um deus sob um
baldaquino entre elementos arquitecturais
com figuras alegóricas e aves exóticas em
baixo.
O par de potes em apreço com o gargalo a
abrir em trombeta e as armas dos Sampaio e
Melo é o único conhecido com esta forma.
Existem três exemplares com a mesma forma
de corpo e decoração quase idêntica, mas
com o gargalo truncado um pouco acima dos
ombros, um dos quais numa colecção
particular portuguesa, que recebeu uma
montagem francesa em bronze fundido e
dourado do século XVIII 3 . (Fig. 82).
Existem quatro vasos balaústres, com forma
diferente destes e com tampa, mas com uma
decoração similar, incluindo uma cercadura
extra de entrelaçados com motivos florais,
junto da base, na Sala dos Embaixadores (Sala
Amarela) no Palácio do Quirinal, em Roma,
expostos sobre pedestais dourados com o
brasão de armas do papa Clemente XIV,
Ganganelli (1769-1774). Os vasos do palácio
romano, muito provavelmente os únicos
conhecidos com tampa, são as talhas que o
embaixador de Portugal junto da corte
pontifícia, Manuel Pereira de Sampaio, fora
“forçado” a oferecer ao papa Bento XIV
(1740-1758), após um rocambolesco episódio,
conforme referido no texto precedente
(vide Fig. 81).
1 Leitura heráldica por MLCB.
2 Teixeira e
al.
, 1991, pp. 196 e 205, n.º I 49; Pinto de
Matos e
al
., 1998, pp. 212-213, n.º 42.
3 Teixeira,
ibidem.
Fig. 82. Potes com as armas dos Sampaio e Melo
Porcelana decorada com esmaltes policromos
Dinastia Qing, período de Kangxi, c. 1700-1720
Jorge Welsh, Lisboa – Londres